O Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Castelo Branco da Guarda Nacional Republicana, no passado dia 11 de janeiro, deteve dois homens, por caça ilegal, em Malpica do Tejo, no concelho de Castelo Branco.
De acordo com a GNR, foi no decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório, para prevenção e deteção de situações ilícitas que os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente verificaram dois homens, de 49 e 60 anos, a exercer o ato venatório com excesso de munições ao legalmente permitido, o que constitui crime contra a preservação da fauna e espécies cinegéticas, culminando nas suas detenções em flagrante e na apreensão de duas armas de fogo e 15 munições.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Castelo Branco.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), reafirma a sua preocupação diária com a proteção ambiental e dos animais.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.