No âmbito do “Natal com Arte” 2023 da Covilhã, a Galeria António Lopes acolhe, a partir do dia 7 de dezembro, a exposição “Vindas da Terracota”, de Elsa Gama.
Para além de variadas peças esculpidas em terracota, a ceramista lisboeta leva à Covilhã o seu “Presépio em construção”. Uma peça esculpida por idosos e crianças, no âmbito do projeto inter-geracional de integração social designado “Caminhos de Barro” da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.
Sobre as restantes peças que integram a exposição, “não são mais do que uma tentativa de exprimir a alegria” de Elsa Gama em poder “explorar as infinitas possibilidades que o barro lhe oferece, através da construção de formas resistentes à ação do tempo, com base na ligação que este tipo de escultura faz aos elementos da natureza”.
Elsa Gama formou-se em educação e iniciou o contacto com a cerâmica em 1994, no atelier da Ceramista Manuela Urbani. Desde 2009 já conta com nove exposições individuais e coletivas por todo o país e atualmente tem o projeto próprio de cerâmica “Elsa Gama – Modelações”.
Na Covilhã, a artista cerâmica inaugura a exposição “Vindas da Terracota” no próximo dia 7 de dezembro (quinta-feira), às 17h30 na Galeria António Lopes. A mostra vai ficar patente até 7 de janeiro de 2024, podendo ser vista de terça-feira a domingo.