A programação do mês de maio no Teatro Municipal da Covilhã (TMC) arranca com um espetáculo de tributo a uma das figuras incontornáveis da música portuguesa. “JP Simões canta José Mário Branco” dá vida em palco ao álbum do músico coimbrense que homenageia uma das vozes mais emblemáticas de Abril. O concerto tem lugar no dia 3 de maio, às 21h30, e marca o início de uma programação diversificada de espetáculos, onde também se encontra Moreno Veloso.
Com a ajuda de Nuno Ferreira, na guitarra e na voz; Pedro Pinto, no contrabaixo; Ruca Rebordão, na percussão e Márcio Pinto, na marimba e eletrónica, o disco “JP Simões canta José Mário Branco” foi editado em 2024, ano em que se comemoraram os 50 anos do 25 de abril de 1974.
Para o cantor, compositor e dramaturgo JP Simões, a voz “pungente” de José Mário Branco, que “transborda beleza e coragem”, é “agora oportuna e necessária”. José Mário Branco falaceu em 2019 e foi, desde a década de 1960, uma das personalidades que mais marcou a música portuguesa não só enquanto cantor, mas como compositor e produtor musical, tendo marcado a era da música de intervenção.
Agora, o álbum é transportado para palco com o espetáculo homónimo que tem percorrido o país e que no próximo dia 3 de maio, chega ao Teatro Municipal da Covilhã.
Outro destaque é a estreia de Moreno Veloso na cidade covilhanense, no dia 10 de maio, às 21h30. Após uma pausa de dez anos desde o último disco, o músico brasileiro, filho de Caetano Veloso, apresenta o novo álbum, “Mundo Paralelo”. Produzido pelo próprio, o disco conta com dez canções, entre elas o single “A Donzela se Casou”, que conta com a participação da família (Caetano Veloso, Maria Bethânia, Zeca e Tom Veloso).
Juntamente com os músicos e amigos Domenico Lancellotti, Pedro Sá, Alberto Continentino e Leo Reis, Moreno Veloso leva ao palco do TMC uma realidade mais bonita, mais alegre, forte e rica, característica do seu “Mundo Paralelo”.
Antes, no dia 8, às 21h30, o palco é da companhia Kayzer Ballet, que estreia “So-See-A-Ti – A Journey of Solitude”, coreografado por Ricardo Runa. Já no dia 17, também às 21h30, o TMC acolhe uma sessão dupla inserida no Festival Y – organizado pela Quarta Parede –, com os espetáculos “Blasons”, de François Chaignaud, e “Doesdicon”, de Tânia Carvalho, apresentados pelo coletivo Dançando com a Diferença.
O mês segue com propostas para diferentes públicos: no dia 22, às 21h00, realiza-se o 29º Sarau Cultural da Escola Secundária Campos Melo, com o mote “À Procura de um Futuro…”. No dia 24, às 16h00, o Teatro de Marionetas do Porto regressa à Covilhã com “Coisas”, espetáculo para famílias baseado num conto de Júlio Vanzeler, que reflete sobre a construção da identidade a partir do quotidiano.
A 29 de maio, às 21h30, o Festival Y volta ao TMC com “.G RITO”, criação da bailarina e coreógrafa Piny. O encerramento da programação faz-se no dia 31, às 16h00, com “Ocelo”, de Daniela Cruz — um espetáculo sensorial e multidisciplinar pensado para os mais novos, que convida a ver o mundo com olhos de espanto e imaginação.
Para os eventos internos, os bilhtes já se encontram disponíveis e o custo vai dos 4 € aos 6 €, com descontos aplicáveis na bilheteira do teatro, sendo que também há ingressos disopníveis na Worten e Ticketline.