Artistas da bacia do Mediterrâneo reúnem-se em Idanha-a-Nova, entre os dias 8 e 10 de novembro, para os Encontros MED 2024 que colocam o adufe em destaque, numa programação rica em oficinas, palestras e concertos.
O evento anual dedicado à celebração do património musical mediterrânico e medieval realizam-se na Aldeia Histórica de Monsanto em novembro. O encontro multicultural organizado pela associação “O Corvo e a Raposa” em parceria com o Município de Idanha-a-Nova, o Centro Cultural Raiano e a Idanha City of Music, conta com um conjunto de atividades onde o adufe assume um papel central, aproximando artistas, participantes e a comunidade local.
A programação inclui um minicurso de adufe, com sessões de ensino técnico e uma palestra sobre as “Rotas de Peregrinação”, ministrada pelo musicólogo Maurício Molina, da City University of New York. A palestra inaugural explora, de acordo com a organização, “uma viagem musical que passa por Roma, Montserrat e Compostela, oferecendo uma visão profunda das tradições musicais dos peregrinos.”
Amélia Fonseca, coordenadora das Adufeiras de Monsanto, conduz as oficinas sobre o “Cancioneiro de Monsanto”, um mergulho na tradição oral da Beira Baixa. Também o percussionista Rui Silva leva o seu conhecimento sobre o adufe tradicional e contemporâneo aos encontros, enquanto Zohar Fresco apresenta técnicas e ritmos do Médio Oriente, ampliando o leque cultural do evento com uma perspetiva mediterrânica.
A integração dos Encontros MED no programa Idanha-a-1000, coordenado pela Filarmónica Idanhense, conta com o apoio de várias instituições, incluindo a Direção-Geral das Artes e o Turismo de Portugal. “Esta é uma oportunidade única de celebração musical, colocando a tradição e inovação do Mediterrâneo e da música medieval em diálogo contínuo”, afirma a organização.
O evento culmina com concertos, incluindo a atuação do grupo Na Rota do Peregrino na Igreja Matriz de Monsanto, com um repertório que abrange cantigas de Santa Maria e outras composições medievais.
A inscrição para as oficinas pode ser feita até 1 de novembro, e o curso é gratuito para os residentes de Idanha-a-Nova.