A Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa, na Aldeia do Souto, sagrou-se campeã nacional nos Agrolympics Portugal 2023. Agora a equipa vai representar Portugal nas olimpíadas agrícolas europeias, em 2024.
É a segunda vez que a Escola Profissional Agrícola da Lageosa conquista o primeiro lugar nas olimpíadas agrícolas inseridas na Agrosemana – Feira Agrícola do Norte. Além da presença no pódio noutras duas edições, aquele estabelecimento de ensino já tinha conseguido a vitória em 2017, sendo a “única escola detentora de dois troféus de campeã em sete edições”.
Os Agrolympics Portugal são olimpíadas agrícolas, de carácter nacional, que promovem o convívio entre escolas profissionais da agropecuária, o fair play, a diversão e a demonstração das capacidades técnicas dos alunos.
A iniciativa, coordenada pela Associação Profissional de Escolas Profissionais Agrícolas (APEPA), é constituída por uma série de provas de perícia ligadas à agricultura e este ano contou com a participação de nove equipas.
A Câmara Municipal da Covilhã já vem “felicitar”, em comunicado, a Escola Quinta da Lageosa, “pelos resultados obtidos”.