O Fundão recebe, de 30 de março a 2 de abril, o III Encontro Nacional dos Estudos Europeus (ENEE) organizado pela FNEE – Federação Nacional dos Estudos Europeus, em parceria com o município do Fundão. O Secretário de Estado dos Assuntos Europeus marca presença.
A Federação Nacional de Estudos Europeus, desde 2017, tem vindo a organizar o Encontro Nacional dos Estudos Europeus a nível nacional com o objetivo de “reunir alunos do ensino universitário das áreas científicas dos Estudos Europeus, das Relações Internacionais e da Ciência Política, evento único em Portugal”.
De acordo com a FNEE, o objetivo principal é o de aproximar o projeto da União Europeia à Sociedade Portuguesa, comprometendo-se com os valores europeus e a educação informal dos jovens portugueses.
A terceira edição do Encontro Nacional dos Estudos Europeus conta com a presença do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, que participa na sessão de abertura, na sexta-feira, dia 31 de março, e fala aos estudantes universitários reunidos no Fundão sobre a evolução e importância dos assuntos europeus em Portugal.
Este ano, pela primeira vez, a FNEE está presente junto dos alunos do secundário, neste caso das escolas secundárias do Fundão, transferindo as temáticas europeias para os mais novos com o intuito de poderem conectar com o projeto europeu desde cedo, de forma à criação de uma sociedade jovem mais culta e ativa na sociedade civil.
Esta sexta-feira, 30 de março, na escola secundária do Fundão, pelas 14:30h, logo após a abertura, os discentes têm a oportunidade de ouvir o Chefe de Missão da Organização Internacional para as Migrações, Vasco Malta, sobre a temática das migrações e direitos humanos e ainda o Editor Regional da Agência Lusa, Sérgio Soares, sobre Fake News na União Europeia.
No Fundão, vários temas estão em debate, entre eles destacam- se painéis como Reformar a União Europeia que contará com oradores como o Vice- Presidente do Parlamento Europeu e Eurodeputado Pedro Silva Pereira (PS), a Eurodeputada Marisa Matias (BE) e o Professor Auxiliar do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, Nuno Sampaio; Política de Defesa da União Europeia no Mundo da Multipolaridade que será integrado pelo Presidente do CDS-PP e Eurodeputado Nuno Melo, o Professor Auxiliar na Universidade Portucalense e Comentador Político da CNN, Tiago André Lopes, a Subdiretora do OBSERVARE da Universidade Autónoma, Ana Isabel Xavier, e, por último, o Professor no Departamento de Ciência Política da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade do Minho, José Palmeira. Contaremos ainda com Eurodeputados como João Albuquerque (PS) e Sandra Pereira (PCP).
Este são apenas dois dos sete painéis que, ao longo do fim de semana de 31 de Março a 2 de abril, jovens universitários poderão ouvir, refletir e debater.
Com o objetivo de descentralização, a Federação Nacional dos Estudos Europeus anuncia ainda ter celebrado, no início do ano, um protocolo com o município fundanense para a realização do ENEE, nos próximos três anos, no Fundão.
Assim, mais de 50 participantes terão a oportunidade de se deslocar a esta cidade da Beira Interior e aprofundarem o seu conhecimento sobre as temáticas da União Europeia.
O grande objetivo do ENEE “é oferecer um espaço de debate aos jovens portugueses, formando futuros líderes capazes de responder às necessidades da sociedade portuguesa e, respetivamente, europeia”, frisa a FNEE.