A noite de fados é uma das várias iniciativas que estão a decorrer para ajudar a comparticipar as obras da igreja do Fundão. O movimento conseguiu até à data angariar 10 mil euros e segundo Jorge Colaço “tem vindo a aumentar gradualmente”. O pároco da cidade enviou recentemente um folheto aos fundanenses com o objectivo de sensibilizar a população para esta causa. Paralelamente decorrem outras iniciativas como “a venda de postais sobre a igreja, rifas, quermesses, um bar que funciona aos domingos depois da missa junto ao pavilhão multiusos, os peditórios, casamentos, baptizados e funerais” são as várias formas de contribuir.
O objectivo é conseguir angariar metade dos custos da obra de recuperação da igreja já que a outra metade será comparticipada pela câmara do Fundão. Calculada inicialmente em 330 mil euros, algumas surpresas encontradas no decorrer dos trabalhos, vão aumentar o custo da obra “nomeadamente a consolidação das paredes que estão preenchidas a barro e terão que levar cimento”. O orçamento das obras está em 400 mil euros.
A igreja está a ser intervencionada no exterior e no interior com a recuperação dos altares, dos azulejos, teto, mudança do piso e do sistema elétrico, reforço das paredes e pinturas. O templo, que este ano completa três séculos, será reaberto ao público e ao culto no próximo mês de Novembro.