A câmara municipal do Fundão decidiu decretar dois dias de luto municipal pelo falecimento de Fernando Paulouro. O escritor e antigo director do semanário “Jornal do Fundão” faleceu ontem aos 78 anos de idade. O município vai ainda atribuir o nome de Fernando Paulouro ao auditório do edifício da biblioteca municipal Eugénio de Andrade. Local onde apresentou o seu livro “As Sombras do Combatente” no dia antes do seu falecimento.
O município do Fundão define Fernando Paulouro das Neves como “uma figura ímpar da nossa história colectiva”, destacando o seu “forte empenho profissional, cívico, político, cultural e social na sociedade fundanense”, recordando as palavras que proferiu na apresentação do seu último trabalho: “a liberdade é uma batalha sem fim, e os que vierem depois de nós devem continuá-la, mesmo se tiverem de ser combatentes da sombra!”.
Em nota de pesar, a câmara municipal manifesta publicamente o pesar pelo seu falecimento, decretando dois dias de luto municipal e apresentando “sentidas condolências à família e amigos deste ilustre cidadão do concelho do Fundão”. A autarquia anuncia ainda que vai atribuir o nome de Fernando Paulouro ao auditório do edifício da biblioteca municipal Eugénio de Andrade.