A freguesia de Meimão, no concelho de Penamacor, voltou a receber o Festival da Chanfana – Sabores Autênticos Inspirados na Tradição, um evento que segundo o presidente da Câmara de Penamacor, deve criar raízes. “Não há volta a dar. Deve ser enraizado, à semelhança do que aconteceu com outros eventos pelo concelho” disse António Beites na inauguração.
Apoiante, desde a primeira hora, da iniciativa, o autarca deu os parabéns à organização e deixou o desejo que o certame tenha continuidade no futuro. “nunca percam a vontade porque estas coisas dão muito trabalho. No entanto, quando correm bem também dão muito conforto e satisfação a quem se dedica a elas”.
O Festival da Chanfana é uma iniciativa da MADREC – Associação Desportiva, Cultural e Recreativa do Meimão, com o apoio do Município de Penamacor e da Junta de Freguesia local. Para o presidente da Associação, Ivo Campos, “não é apenas um evento gastronómico. Pretende mostrar as nossas tradições e a nossa cultura. É um evento para o futuro”.
A edição deste ano, que decorreu no último fim de semana, deu a conhecer, mais uma vez, a autenticidade dos sabores gastronómicos locais com o intuito de preservar, promover e afirmar a gastronomia local e, simultaneamente, dinamizar o desenvolvimento económico do território fomentando a manutenção dos rebanhos.
André Silva, presidente da junta de Meimão, agradeceu a todos os presentes e à MADREC pelo sucesso do Festival que tem potencial para crescer. “Talvez possamos pensar num festival ainda maior, o que era impensável há uns anos. Eles têm muita força e muita ambição”, referiu o autarca, citado em comunicado do Município de Penamacor.
Do leque gastronómico desta segunda edição do certame destacou-se, entre outras iguarias regionais, a chanfana de cabra, confecionada de forma genuína na panela de ferro. Além da oferta gastronómica, os visitantes puderam ainda desfrutar das paisagens naturais da Serra da Malcata, associadas ao património natural da região.
Do certame fizeram ainda parte palestras, demonstrações cinotécnicas, exposição de gado, mostras de artesanato e produtos locais, uma caminhada na área envolvente, música e animação de rua, entre muitas outras atividades.