A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, vai ser palco do V Congresso Mundial de Criminologia nos dias 17 e 18 de novembro. Um encontro que serve para debater a relevância da criminalidade na sociedade atual e a sua forma de manifestação e proliferação.
Organizado pela Associação Portuguesa e pelo Instituto Português de Criminologia, em parceria com o município do Fundão, o V Congresso mundial de Criminologia tem como tema central “o fenómeno criminógeno”.
O objetivo, refere a organização, é “debater a relevância da criminalidade na sociedade atual e a sua forma de manifestação e proliferação, numa conexão estreita com a delinquência enquanto fator iniciador da criminalidade e, subsequentemente, promotora de fundamentalismos radicais criminógenos.
Assim, o evento é composto por uma conferência inaugural, onde é feita uma “Reflexão sobre a Criminologia em Portugal”, e oito mesas redondas.
“As Tecnologias ao Serviço dos Criminólogos”, “Ciências Policiais e o Profiling Criminal”, “Violência Doméstica”, “Delinquência Juvenil”, “Terrorismo e a Criminalidade Organizada”, “As Perícias Médico-Legais”, Migrações – “Tráfico de Seres Humanos” e “Violência no Desporto” são os temas em destaque.
O congresso realiza-se nos próximos dias 17 e 18 de novembro, em regime presencial e online.