“A cereja do Fundão em cima do bolo”, disse Paulo Fernandes, a propósito desta distinção que reconhece o trabalho coletivo do concelho na preservação e transmissão da cultura tradicional às novas gerações.
“É de facto uma conquista muito grande, ser uma Cidade de Aprendizagem da UNESCO é por um selo muito forte e mundial àquilo que tem sido a nossa forma de entender a cultura tradicional e transmiti-la às novas gerações. Todo o saber fazer que no Fundão vamos procurando manter, valorizar, mas também fazer a ligação entre a tradição e a inovação, o diálogo intergeracional e a aprendizagem ao longo da vida.”
Para o presidente da Câmara Municipal do Fundão, este selo aumenta a responsabilidade do Fundão no projeto de desenvolvimento cultural do concelho.
“Traz-nos responsabilidades, traz responsabilidades a uma data de instituições, porque isto não é um selo dado a um município, mas um projeto de desenvolvimento cultural, muito transversal, de um conjunto de parceiros e a todos põe uma fasquia, agora, alta.”
Com o jornalista Paulo Pinheiro