No mês de agosto, a programação do Cineclube Gardunha associa-se à 13ª edição dos Encontros Cinematográficos do Fundão, com duas sessões duplas ao ar livre, totalmente dedicadas ao cinema de animação português.
A programação arranca sábado, 19 de agosto, na barragem da Capinha (Fundão), onde são exibidos os filmes “Nós”, de Nelson Fernandes e “Nayola”, de José Manuel Ribeiro.
“Nós” é uma curta-metragem de cinco minutos “cósmicos e bem contemporâneos” que mistura várias técnicas de stop motion e animação 2D para fazer uma “viagem pela condição humana em conflito”.
Já o filme “Nayola”, realizado a partir de uma peça de José Eduardo Agualusa e Mia Couto, conta “as vidas, os sonhos e os segredos” de avó, filha e neta que se cruzam em dois tempos narrativos diferentes, numa história ambientada em angola entre os anos 1995 e 2011.
No dia 26 de agosto, a sessão dupla é no Jardim das Tílias com a exibição dos filmes “Motus” e “Os Demónios do meu Avô”.
Também de Nelson Fernandes, “Motus” é uma criação “em chapa metálica utilizando etanol como matéria-prima” que, para além desta exibição, tem estreia nacional nesta edição dos Encontros Cinematográficos do Fundão.
De seguida, “Os Demónios do meu Avô”, a estreia de Nuno Beato em longas-metragens é um filme de animação stop-motion com figuras inspiradas no trabalho da ceramista Rosa Ramalho e com música dos Gaiteiros de Lisboa.
As sessões têm início marcado para as 21h30, com entrada livre.
Refira-se que os Encontros Cinematográficos regressam à Moagem entre os dias 11 e 14 de agosto com diversos realizados, projeções de filmes, debates, apresentações, concertos, caminhadas na serra da Gardunha e com um primeiro bloco para celebrar o centenário do cinema de animação em Portugal.