A primeira é no dia 16 de janeiro, em dose dupla.
“Dog Face”, filme de guerra, com apenas 28 minutos, de Samuel Fuller, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, será exibido às 21h 30m, seguido de “Folhas Caídas”, do finlandês Aki Kaurismäki. O filme, de 2023, tem a guerra da Ucrânia como pano de fundo e é uma história de amor entre dois trabalhadores solitários que apesar dos obstáculos vão tentar reencontrar-se.
A 23 de janeiro, é exibido o filme “Dias Perfeitos” de Wim Wenders. Passado em Tóquio, o filme “é um delicado conto sobre a solidão, o passado e a necessidade do Outro.” Adianta o Cineclube Gardunha, que destaca ainda a banda sonora, “carregada de emoção”, com música de Lou Reed em plano superior.
No dia 30 de janeiro, cinema em português. “Viagem ao Sol” é um documentário realizado por Susana de Sousa Dias e Ansgar Schaefer, que tem, como refere a sinopse, «por base unicamente imagens de arquivo e testemunhos de antigas crianças austríacas enviadas no pós-guerra para Portugal, país neutral durante a 2.ª guerra mundial, estabelecendo múltiplas ressonâncias com a Europa atual.»
Uma reflexão sobre crianças em situação de conflito e pós-conflito, para ver em “Viagem ao Sol”, que contará com a presença dos realizadores para uma conversa com o público.