O município do Fundão foi distinguido com a bandeira verde “ECO XXI”, com um índice de 74%. Uma distinção que tem como grande objectivo “reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas nos municípios, valorizando um conjunto de aspectos considerados fundamentais à construção do desenvolvimento sustentável”.
O programa “ECOXXI” é desenvolvido pela secção portuguesa da fundação para a educação ambiental e pela associação “Bandeira Azul” e pretende “reconhecer o esforço desenvolvido na implementação de medidas no sentido da sustentabilidade, com especial ênfase na educação, qualidade ambiental, território e desenvolvimento social e contribuir para a aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável a nível municipal”.
Em comunicado, o município refere que este resultado “demonstra uma evolução de boas práticas da autarquia fundanense ao longo dos últimos anos e coloca o Fundão como o melhor município da região e um dos melhores do país”.
Os resultados foram anunciados publicamente durante a cerimónia de entrega do galardão Bandeira Verde 2023, que decorreu no centro de congressos do Taguspark, em Oeiras. Candidataram-se a esta distinção 68 municípios de todo o país, que foram avaliados em 21 indicadores de referência para aferição das práticas e políticas de sustentabilidade.
No âmbito da rede de parcerias desta iniciativa, o município do Fundão conquistou ainda um prémio oferecido pela empresa “EddingW, que consiste num “Kit Edding Quadros Brancos e Multi-Superfícies”, no valor de 500 euros, que permite a contagem de pedestres e ciclistas durante um mês em determinado local do concelho.