A exemplo do que ocorre com a iniciativa “Outubro Rosa”, campanha de prevenção do cancro da mama, nas mulheres, também, durante o mês de novembro, fala-se da prevenção do cancro da próstata, iniciativa designada de “Novembro Azul”.
Nesse sentido, a empresa fundanense J3LP, sediada na Zona Industrial, realiza desde de 2018 um jantar com os seus funcionários, como forma de alertar para a importância do diagnóstico precoce no combate ao cancro mais comum entre os homens portugueses.
Em declarações à RCB, o administrador da firma refere que “este movimento foi criado em 2007 na Austrália para sensibilizar para as doenças masculinas no global, em particular, para o cancro da próstata. A imagem de marca, passa pelas pessoas deixarem crescer o bigode durante o mês de novembro. Nós começamos em 2018, com sete ou oito pessoas, incluindo irmãos meus e desde daí, tem vindo a crescer o grupo dentro da empresa, mas também, alguns fornecedores e amigos que se associam a esta causa simbólica, mas muito importante. Neste jantar, que se realizou no passado dia 24 de novembro, mais de 70 pessoas juntaram-se num jantar, englobando elementos das duas unidades de Fundão e Guarda da J3LP.
No final do repasto, houve uma recolha de verbas, este ano foram €850, cuja receita será enviada para a Associação Nacional do Cancro Contra a Próstata”. Paulo Nobre acrescenta que “gostaríamos muito que outras empresas do Fundão e região se juntassem a nós todos os anos, para um momento de confraternização, sim, mas também, para falarmos um pouco desta doença, que afecta todos os homens, principalmente, a partir dos 50 anos, para haver mais prevenção precoce e não terem receio de falar sobre o tema. Agora somos cerca de 70/80 pessoas, mas queremos chegar, pelo menos, às 100, a curto prazo. Vamos, por isso, começar a divulgar a actividade mais cedo, até porque, trata-se de uma iniciativa mundial. Conclui o empresário.