Este ano as Jornadas de Inovação e Valorização das Raças Autóctones, no Fundão, realizam-se na freguesia da Orca. A quinta edição do certame que promove e divulga diferentes tipos de raças nacionais decorre nos próximos dias 7 e 8 de março.
Organizado pelo município do Fundão, em parceira com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a equipa d’Alpetratínia, o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a Ovibeira, o evento pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela autarquia fundanense naquela área, com o objetivo de promover e divulgar as raças autóctones e do território que ocupam.
O primeiro dia é dedicado aos caprinos, com comunicações e debates sobre o futuro e o bem-estar das cabras serranas, da cabra bravia e ainda da raça murcia granadina. A saúde animal também vai ser tema de painel no primeiro dia do evento, estando prevista para o final do dia uma prova de produtos de raças portuguesas.
No segundo dia do evento são apresentados cerca de uma dezena de projetos desenvolvidos a nível nacional, que vão desde a “Qualidade da lã” aos “efeitos dos polimorfismos genéticos em ovelhas Serra da Estrela”, passando pelo “Banco Português Germoplasma Animal” ou por novos diagnósticos na conservação e gestão de raças autóctones.
Nesta quinta edição, que se realiza na freguesia da Orca, vai também ser criado um “espaço animal” e diversas atividades lúdicas sobre as raças nacionais, direcionadas aos alunos do concelho do Fundão.
O evento é dirigido a estudantes, criadores, profissionais da área e público em geral.
A participação é gratuita mas carece de inscrição obrigatória, através do email jornadasracasautoctones@gmail.com.