O gabinete resulta de um protocolo assinado entre a secretaria de estado das comunidades e a câmara municipal de Penamacor. Ao governo compete a formação dos funcionários e o apoio técnico e documental, a autarquia disponibiliza os meios humanos e o local. Segundo o presidente da câmara de Penamacor, este serviço “vai permitir, por exemplo, tratar da documentação de viaturas, das reformas, e prestar um vasto conjunto de informações e apoio aos emigrantes”.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros existem cinco milhões de portugueses emigrados sendo que 90% acabam por regressar às suas terras de origem. Pelo menos dois mil desses portugueses residem em Clamart. Uma localidade francesa, às portas de Paris, que acaba de se geminar com Penamacor.
É a primeira geminação do município de Penamacor e segundo Domingos Torrão “contribuirá, a uma pequena escala, para fortalecer a construção da família europeia”. O presidente da câmara municipal espera que a geminação passe agora do papel para o terreno. Para isso foram criadas duas comissões de geminação nos dois países que vão a partir de Setembro trabalhar em conjunto. A primeira área a colocar em prática a geminação é a juventude com o intercâmbio de jovens das duas localidades.