“Essencialmente por questões logísticas e para continuar a dar prioridade à formação”. São as razões apresentadas à RCB, por Miguel Cruz, presidente da colectividade do concelho do Fundão.
Confirma-se assim, a notícia que a Rádio Cova da Beira avançou na quinta-feira, 15 de agosto.
A ACRD Cabeçudo deverá seguir o mesmo caminho.
Desta forma, as competições da AF Castelo Branco, época 2024-25, vão ter apenas nove equipas a participar: Campeonato Distrital da I Divisão (“Liga Imotroféu” – Novo patrocinador) e Taça de Honra “José Farromba”, cujos sorteios deverão ser conhecidos em breve, tal como o início das provas 2024-25.
CA Fundão, GD Ág. Moradal, CU Idanhense, Vila Velha de Rodão, GD Vitória de Sernache, Pedrogão S. Pedro, Atalaia do Campo, UD Belmonte (regressa após dois anos de ausência) e Proença-a-Nova.
Retomando os caminhos de Silvares, o líder do clube refere que “para a presente época desportiva vamos manter os escalões de formação, na qual, estamos nesta altura em fase de definição, quais deles, dependendo também das idades dos atletas que teremos disponíveis, e relativamente ao futebol sénior, com muita pena nossa, esta época vamos ter que suspender a participação no campeonato de seniores da AFCB. Foi uma opção que assumimos e portanto, entre, manter 60 meninos a praticar futebol e continuarmos com os seniores, decidimos abdicar do futebol sénior e manter os escalões de formação que já tínhamos”. Disse.
Relativamente às razões da suspensão do futebol sénior no GDC Silvares, elas passam basicamente “por questões logísticas, no que acarreta uma equipa ao longo de uma época desportiva, em termos de organização e disponibilidade das pessoas, etc. Felizmente, noutras vertentes, o clube está devidamente consolidado, devido ao excelente trabalho feito pelas direções anteriores. Agora estamos com uma situação diferente, direção nova, entrarmos em funções em 07 de julho passado, portanto, por forma em não defraudar expectativas com uma participação que depois durante o ano pudesse não correr bem, optamos, com os recursos disponíveis, serem alocados ao futebol de formação, mas, tudo vamos fazer, para que esta suspensão seja temporária e pudermos regressar na época 2025-26, porque é um projecto muito importante para o Grupo Desportivo”, adiantou Miguel Cruz.
O presidente do GDCS, deixa ainda uma mensagem para os sócios.
“Esta direção tomou posse no dia 07 de julho, foi uma decisão muito ponderada e fruto do muito apoio que surgiu de colegas meus de direção e não só. Conseguimos ultrapassar o primeiro objectivo, não deixar o clube cair num vazio directivo, manter o futebol de formação e continuar a realizar também outras iniciativas de âmbito cultural e social, para além de estarmos totalmente disponíveis os sócios, para novas ideias, novas propostas, analisa-las e depois todos em conjunto e pode-las realiza-las. Queremos muito, continuar a ter o apoio de todos. Esta notícia só agora foi conhecida oficialmente, porque até aqui, estivemos a tentar manter o escalão sénior em actividade, mas infelizmente, não foi possível, para esta época”. Conclui Miguel Cruz.
No que diz respeito aos escalões de formação, os jovens jogadores vão começar a trabalhar no decorrer da segunda semana de setembro.
Falamos dos Petizes, Traquinas, Benjamins, Infantis Futebol 9 e/ou Iniciados.