Voltou a realizar-se, este fim-de-semana, no concelho do Fundão, o GeoTour/Rotas Míticas – Aldeias do Xisto, naquela que foi a sua décima edição. Este ano, o evento que coloca o BTT em contacto com a natureza e populações das freguesias envolventes à Gardunha, contou com mais de 400 participantes, dos quais sete saíram vencedores.
Entre os dias 24 e 26 de fevereiro, o GeoTour/ Rotas Místicas voltou a trazer ao concelho do Fundão atletas de vários pontos do país para percorrer, de bicicleta, as paisagens naturais da região.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, Miguel Gavinhos, “esta é uma prova que tem evoluído de ano para ano mas que se afirma no contexto nacional como sendo uma das mais inovadoras, diferentes e com contexto paisagístico mais atrativo”. De acordo com o autarca, este ano as inscrições ultrapassaram os 400 participantes, “um número absolutamente incrível para a tipologia de prova que acontece”.
Uma prova de autonomia guiada por GPS, feita em singulares ou duplas que percorre a Grande Rota do Zêzere, a Rota das Aldeias Históricas, as Aldeias do Xisto, a serra da Gardunha, e outros trilhos que “passam no rio, na floresta e nesta edição chegou mesmo a passar dentro de uma gruta”.
Os três dias de provas culminaram, este domingo, 26 de fevereiro, com a entrega de prémios ao pódio das diferentes categorias, nomeadamente em bicicletas elétricas; feminino; master masculino; elite masculino; duplas masculinas e elites masculinas e ainda as duplas mistas. Nesta última categoria, o primeiro prémio foi para o clube da casa, o BTT Gardunha, pela prestação de Nádia Mendes e Pedro Carvalho.
Para os vencedores das duplas mistas, “a vitória é sempre um acréscimo” porque “o principal é divertirmo-nos nestes percursos”. Nádia Mendes conta que a dupla vem todos os anos porque “a prova oferece trilhos que não encontramos noutros pontos do país e a própria organização faz questão de passar por pontos principais e é isso que nos faz voltar”.
Já Pedro Carvalho elogia a “dedicação dos atletas, da própria equipa que apoia os atletas para que eles tenham condições para conseguir ter os melhores resultados possíveis”, uma vez que houve mais distinções do clube fundanense no pódio do GeoTour.
O vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão diz que “tem havido capacidade de mobilizar para o evento não só os patrocinadores oficiais mas também as juntas de freguesias envolventes que sentem que a prova deve existir como uma das grandes afirmações de um destino que queremos que seja um dos melhores destinos de bicicleta do país”.
Por isso garante, por parte do município, a continuidade do evento já que “o reconhecimento é geral, com centenas de atletas de outros países e regiões distantes do Fundão que vêm de propósito porque sabem que este é um produto desportivo de altíssima qualidade”.
O Geotour Aldeias do Xisto é uma iniciativa que se realiza todos os anos sob a organização do clube BTT Gardunha com o apoio do Município do Fundão e da ADXTUR – Aldeias do Xisto.