A Guarda Nacional Republicana (GNR), na sua área de responsabilidade, desde ontem, 24 de novembro até 31 de dezembro, realiza a operação “Comércio Seguro 2023”, promovendo ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio.
De acordo com a Guarda Nacional Republicana, a operação “Comércio Seguro” tem como objetivo garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento de fluxo de pessoas em espaços e áreas de comércio.
Durante a operação são empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), os quais realizam ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais (consulte aqui os folhetos informativos).
Até ao final das festividades do Natal, a GNR reforça o patrulhamento nas zonas de comércio, “com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos lojistas e clientes, considerando que nesta época existe um potencial aumento das transações monetárias”, refere aquela força de segurança.
Nesta edição da operação “Comércio Seguro 2023”, a GNR tem como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com vista à realização de ações de esclarecimento e formação, no âmbito das burlas, em especial as relativas a “falsos funcionários” associadas à prestação dos serviços energéticos.