As populações das freguesias afetadas pelos incêndios, em 2022, na área do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) vão ser auscultadas em Assembleias Comunitárias organizadas pela associação Guardiões da Serra da Estrela (GES).
A primeira ronda de Assembleias Comunitárias para auscultação da população da Serra da Estrela inicia-se este sábado, 11 de março, em Colmeal da Torre (Belmonte) e conta com a presença do ICNF e APA, na União de Freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre.
Na sequência dos incêndios do verão de 2022, a tragédia que assolou a Serra da Estrela e deixou danos incalculáveis, os Guardiões da Serra da Estrela envolvem-se na auscultação da população das freguesias afectadas com mais de 10% de área ardida, numa tentativa de reforçar a recuperação dos ecossistemas com implicação das comunidades que os sustentam.
“Partindo do princípio de que a defesa e o desenvolvimento da Serra da Estrela só resultarão na plenitude com o binómio sustentável natureza – pessoas, onde o bem-estar das comunidades se compatibiliza e alia à conservação dos recursos e valores naturais”, iniciam-se hoje, 11 de março, Assembleias Comunitárias para envolvimento das populações locais.
“O principal objectivo da primeira ronda de Assembleias Comunitárias é auscultar as principais dificuldades sentidas pela comunidade na sua atividade e envolvê-las na construção de soluções para o futuro”, refere a associação Guardiões da Serra da Estrela.
Estas Assembleias Comunitárias são alvo de um contrato-programa entre os Guardiões da Serra Estrela com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Fundo Ambiental.
“Estas representam uma rara oportunidade de criar pontes entre as comunidades e as entidades gestoras do território, dando a conhecer a estas entidade, as dificuldades e necessidades de quem vive no território; e assim contribuir com sugestões de melhoria dos processos que as unem”, sustenta a GSE.
Este sábado, às 18:00h, a Assembleia Comunitária realiza-se no Salão do Centro Cultural Desportivo e Recreativo de Colmeal da Torre, durante a qual são dadas divulgadas as medidas de estabilização de emergência para cada freguesia no âmbito das Medidas de Estabilização e Emergência da zona ardida na Serra da Estrela do ICNF. Há ainda um período de auscultação das preocupações e dificuldades sentidas pela população.