Henrique Vilão, realizador e artista multidisciplinar que é também atualmente professor no Departamento de Artes da Universidade da Beira Interior, nomeadamente nos cursos de Cinema, e natural de Aveiro, recebeu a boa notícia de que o seu filme mais recente “Plastik” é um dos nomeados para o Art+Film+Vienna, festival de cinema que decorre na capital austríaca de 8 a 12 de maio.
O docente e realizador revela-se muito satisfeito com esta distinção, acreditando que o seu filme se enquadra perfeitamente na temática do festival que une o cinema à videoarte e às artes plásticas, algo em que se revê e que tem tudo a ver com o seu trabalho atual. “Fico naturalmente muito emocionado com esta seleção. Estar num festival com esta importância no panorama artístico europeu é um privilégio muito grande”, refere.
O Art+Film+Festival tem eventos deslocados a acontecer por toda a cidade de Viena, mas tem como principal base a sala de cinema mais antiga da Áustria, a BreitenseerLichtspiele, construída em 1905, e vai ser a sua primeiríssima edilção, querendo ganhar espaço e lugar na cena internacional no que ao cinema experimental diz respeito.
“Plastik” foi selecionado para a categoria “Language, Colour, Music” e tem a sua transmissão prevista para sábado, dia 11 de maio, pelas 21 horas locais. O festival também já teceu vários elogios ao filme, referindo que o mesmo se insere num bloco de projeções “por se enquadrar, nas palavras da organização do festival, num “bloco de projeção que celebra o som em diálogo com as cores vivas do projetor com leves fragmentos de narração. Haverá colagens analógicas, canções sonhadoras, poemas espaciais e danças”.
“Plastik” propõe uma experiência sensorial e imersiva através da imagem, da cor e do som, utilizando como base materiais feitos com recurso a película analógica. Henrique Vilão tratou de toda a realização, montagem