Arrancou esta quinta-feira, 4 de janeiro, a 13ª edição dos “Heróis da Fruta”, iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil para a literacia de alimentação saudável em Portugal. Este ano, no distrito de Castelo Branco, estão inscritas um total de 28 escolas básicas e jardins de infância.
Seis escolas básicas e jardins de infância no concelho do Fundão; oito no concelho da Covilhã; uma em Belmonte; dez em Castelo Branco; duas em Proença-a-Nova e uma em Vila Velha de Ródão perfazem a totalidade de estabelecimentos de ensino do distrito envolvidos na 13ª edição do projeto “Heróis da Fruta” que arranca oficialmente esta quinta-feira, 4 de janeiro.
De acordo com a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), o projeto arranca a nível nacional em mais de mil escolas portuguesas, envolvendo 3 mil 500 turmas. Mas adianta – “para que nenhuma escola interessada fique de fora”, foi decidido “prolongar o período de inscrições até 15 de janeiro de 2024”.
“Heróis da Fruta” é um programa nacional de combate à má nutrição infantil, cuja meta principal é “aumentar o consumo diário de frutas e legumes” nas crianças.
O presidente da APCOI, Mário Silva, avança que na última edição, o projeto “garantiu a ingestão de pelo menos 1 milhão de porções de fruta e conseguiu diminuir a ingestão de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 55%”.