Um total 19 819 atendimentos médicos e de enfermagem foram realizados até 31 de dezembro de 2023, desde maio de 2021, data de entrada em funcionamento do Cartão Raiano Saúde 0-114, “um projeto inovador” implementado no concelho de Idanha-a-Nova, refere o município.
A Casa de Saúde de Idanha-a-Nova e a Unidade Móvel de Saúde que circula por 20 localidades daquele concelho foram contabilizadas 10 mil 478 consultas médicas e 9 341 de enfermagem,
“Os números revelam a importância deste serviço gratuito disponibilizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que funciona de forma articulada e complementar com o Serviço Nacional de Saúde”, destaca em comunicado a autarquia idanhense.
Recorde-se que a parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a RNA – Rede Nacional de Assistência, no âmbito do projeto Cartão Raiano Saúde 0-114, recebeu inclusivamente o prémio internacional de Responsabilidade Corporativa e Social, em 2023, no fórum anual IAG Awards.
Na ocasião, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou que o prémio atribuído ao Cartão Raiano Saúde 0-114, que concorreu com projetos de muitos outros países, “reconheceu o seu mérito social, devido à natureza solidária, inclusiva e inovadora dos cuidados de saúde prestados”.
Para além das consultas médicas e de enfermagem, é também disponibilizado aconselhamento médico por telefone, pedido de médico e enfermagem ao domicílio, consultas de especialidade (oftalmologia, neurologia, cardiologia e nefrologia foram algumas das consultas) e acesso à Rede Médica Nacional.