A câmara de Idanha-a-Nova viu aprovada uma candidatura no valor de um milhão e 200 mil euros para o desenvolvimento do projecto “Bio Campus Cliento”. A iniciativa consiste na recuperação da antiga pousada da juventude da vila e a sua transformação numa unidade de alojamento estudantil.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a câmara de Idanha, a escola superior de gestão do instituto politécnico de Castelo Branco, o centro municipal de cultura e desenvolvimento e a «Food4Sustainability», que vai permitir disponibilizar 38 camas e a intervenção deve estar concluída em 2026. Para além do alojamento vai ainda ter um conjunto de áreas comuns como espaços de coworking destinados à aceleração de ideias que promovam o empreendedorismo estudantil.
Em comunicado, o presidente da câmara de Idanha, sustenta que “este é um investimento determinante para aumentar a oferta de camas para estudantes, nacionais e internacionais, que vêm estudar para o nosso concelho”. Armindo Jacinto acrescenta que o objectivo é que esta estrutura “não seja “apenas uma residência de estudantes, mas também um espaço de oportunidade para a formação, para a cooperação e para o empreendedorismo, indo ao encontro da estratégia da Bio-Região de Idanha-a-Nova, aliando esse conceito ao de «campus universitário» com o intuito de potenciar uma ligação estreita entre a comunidade académica e a vila”.