A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro – InovCluster está a organizar duas missões empresariais virtuais aos mercados alemães e francófonos. A iniciativa pretende criar um espaço de contacto para reuniões entre as pequenas e médias empresas nacionais e os agentes internacionais.
O objetivo é promover a internacionalização das pequenas e médias empresas do setor agroindustrial para os mercados da Alemanha, França, Bélgica, Suíça e Luxemburgo. Apesar das presenças em eventos de relevância nestes mercados, a InovCluster pretende agora proporcionar uma abordagem direta junto de importadores, distribuidores e agentes de hotelaria, restauração, cafetaria e catering com reuniões business-to-business (empresa para empresa) em formato digital.
De modo a assegurar que a agenda de cada empresa está alinhada com a estratégia de internacionalização, as missões virtuais são divididas em quatro fases.
Primeiro faz-se o levantamento e identificação do perfil e objetivos de internacionalização das pequenas e médias empresas selecionadas. Por outro lado, é feito o levantamento e identificação das empresas alemãs e francófonas com potencial para corresponder ao perfil dos negócios nacionais e participar nas reuniões business-to-business.
A terceira etapa passa pelo apoio às pequenas empresas na preparação de materiais de promoção digital que contribuam para a apresentação da marca e produtos na posterior reunião. Por fim, a organização e realização das Missões Inversas Digitais, promovendo a concretização de reuniões entre as empresas do setor nacionais e as do mercado alvo.
A iniciativa é exclusiva às empresas associadas à InovCluster e tem um custo associado de mil euros, sendo que os negócios elegíveis podem beneficiar de um apoio financeiro de até 50% do custo total de participação.