A comunidade académica das escolas superiores de tecnologia e saúde de Castelo Branco passam a poder realizar intercâmbios na China. A ação surge depois do instituto politécnico albicastrense celebrar um protocolo de cooperação com a Henan University of Science and Techonology, em Luoyang.
O acordo, assinado durante a visita da comitiva chinesa ao IPCB, prevê a realização de intercâmbios de estudantes, docentes e não docentes, em áreas de cursos lecionados nas Escolas Superiores de Tecnologia e de Saúde Dr. Lopes Dias do instituto.
Além disso está ainda estipulado o desenvolvimento de formas gerais de cooperação, tais como visitas académicas, dinamização de palestras, investigação, e participação em conferências internacionais conjuntas.
Para Ana Ferreira, vice-presidente do IPCB e coordenadora do protocolo, a assinatura “representa um passo estratégico no fortalecimento das relações académicas e culturais entre os dois países”, acreditando que a parceria com a universidade chinesa “será um motor de inovação e uma oportunidade única para preparar as futuras gerações para um contexto global”, reforçando, ao mesmo tempo, “o papel do IPCB no cenário internacional”.