No âmbito de um projeto da UNITA, o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai criar um mestrado de dupla titulação em Sistemas de Informação Geográfica em parceria com a Universidade Oeste de Timisoara, na Roménia. O curso deverá começar a funcionar já no próximo ano letivo 2024/2025.
De acordo com o IPG, o mestrado de dupla titulação prevê que “durante quatro semestres os estudantes portugueses e romenos frequentem aulas presenciais” quer na Guarda quer em Timissoara, na Roménia.
O politécnico adianta que “os dois primeiros semestres” têm que ser feitos sempre “na universidade de origem e o terceiro na universidade parceira”. No final dos cursos, os alunos saem diplomados simultaneamente pelo Politécnico da Guarda e pela universidade romena.
Embora a universidade de Timisoara já tenha o mestrado em sistemas de informação geográfica a funcionar, o Politécnico da Guarda ainda está “a preparar o seu” – adianta – prevendo entregar a candidatura à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) até março de 2024. Enquanto o processo decorre vão existir formações intensivas online para docentes e investigadores se conhecerem melhor e trabalhar em conjunto.
Quanto ao mestrado de dupla titulação com a Roménia, está previsto iniciar-se no ano letivo de 2024/2025. Depois de estar a funcionar, “a parceria poderá ser alargada a outras universidades da rede UNITA”, avança o politécnico.
A parceria entre as instituições de ensino superior de Guarda e Timissoara está integrada no projeto “Internacionalização de Curricula através da UNITA – Rede de Universidades Europeias”. Para o presidente do IPG, Joaquim Brigas, o intercâmbio de competências e de recursos académicos que decorre desta adesão “é uma grande janela de oportunidades para os próximos anos”.