Faleceu esta manhã, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, um jovem fundanense de 26 anos, após uma luta de sete anos contra um invulgar linfoma de Hodgkin. Alexandre Pissarra foi atleta do Clube Académica do Fundão (CUF) e membro da claque da Associação Desportiva do Fundão (ADF).
O falecimento foi assinalado esta tarde, com um minuto de silêncio, no início do jogo entre a AD Fundão e o Dínamo Sanjoanense.
Nas redes sociais, a desportiva garante que o jovem “permanecerá eternamente nos nossos corações e na nossa memória como exemplo de força, resiliência e superação”.
Durante os últimos anos, o jovem tornou-se uma inspiração para muitos ao partilhar a sua jornada e experiência com a doença através da página de Instagram “Hodgkin em Português”. Nessa plataforma, o jovem ajudava a consciencializar sobre o linfoma e transmitia mensagens de resiliência e esperança a outros que enfrentavam desafios semelhantes.
A sua ligação ao desporto e à comunidade fundanense ficou evidente ao longo da vida, tendo representado o CAF como atleta e mantido uma ligação inabalável à desportiva fundanense.
O Clube Académico do Fundão já emitiu uma nota de pesar, destacando a “dedicação, talento e amor pelo desporto” do jovem fundanense, que “serão sempre lembrados com carinho e respeito” por todos.
“Mais do que um atleta, o Alexandre foi um exemplo de determinação dentro e fora do campo, mostrando que mesmo nos momentos mais difíceis é possível lutar com dignidade”.
Também o Sporting Clube da Covilhã reagiu com “profunda tristeza”, endereçando as mais sinceras condolências à família e ao irmão, que fez parte do clube serrano.
O funeral realiza-se este domingo, às 15h30, na Capela Santo António no Fundão, seguindo para o cemitério do Fundão.