Pelo quinto ano consecutivo, a Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento (ALAD) volta a promover o projeto “Nós pelas Florestas!”. De 15 de julho a 23 de agosto, 18 jovens voluntários vão garantir a vigilância das zonas florestais da região.
Inserido no programa de voluntariado jovem para a natureza e florestas do IPDJ, o projeto “Nós pelas Florestas!” este ano conta com o envolvimento de jovens dos 14 aos 23 anos de idade, da comunidade migrante e refugiada a residir na região.
Ao longo de quase um mês, os voluntários vão garantir a vigilância das florestas do território e a preservação ambiental, através da vigília diária a partir de um posto fixo, nas muralhas do Castelo Templário da cidade de Castelo Branco.
A iniciativa prevê uma ação de formação prévia, ministrada pelo comando distrital da Autoridade de Emergência e Proteção Civil e GNR, de forma a capacitar e a preparar os jovens para a sua tarefa.
Além de garantir a vigilância das zonas florestais, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas contra incêndios e outras catástrofes, o objetivo do projeto passa ainda pelo fomento do sentido de responsabilidade e do sentimento de pertença à comunidade.
“Nós pelas Florestas!” é desenvolvido através do projeto Nós com os Outros – Escolhas 9ª Geração.