Cerca de 50 professores estagiários participaram esta semana em encontros com o Sindicato dos Professores da Região Centro, na Covilhã e em Castelo Branco, para aprofundar o conhecimento sobre concursos, carreira docente e direitos profissionais.
Durante os encontros, que decorreram na Universidade da Beira Interior e na Escola Secundária Amato Lusitano, os participantes aprofundaram o conhecimento sobre os concursos de colocação de docentes, a estrutura da carreira, os tipos de contrato, a avaliação de desempenho e os direitos laborais associados à profissão, como férias, licenças e faltas.
O SPRC sublinhou ainda importância da sindicalização, recordando que “os sindicatos são as únicas entidades com legitimidade negocial com o governo” e apresentou exemplos de conquistas obtidas pela luta sindical, como o subsídio de desemprego e a recuperação do tempo de serviço.
Foi também partilhada uma síntese das conclusões do 15.º Congresso da FENPROF, centrado na valorização da profissão e na necessidade de atrair novos docentes para garantir uma educação pública de qualidade.
Para o sindicato, apoiar os jovens que iniciam o percurso docente é fundamental numa altura “em que o envelhecimento da classe docente é gritante”.