Foi publicado na segunda-feira, 12 de agosto, em Diário da República, o concurso público, no valor de 500 mil euros, para a execução de projetos de reabilitação e modernização das infraestruturas do primeiro bloco do Aproveitamento Hidroagrícola (AH) da Cova da Beira. O procedimento está dividido em três fases que englobam diversas intervenções no sistema de rega da região.
A primeira fase, no valor de 180 mil euros, destina-se à modernização da rede de rega da Meimoa. A segunda, avaliada em 200 mil euros, visa a reabilitação do primeiro troço do canal condutor geral. Enquanto a terceira, no valor de 120 mil euros, é direcionado para a automatização e telegestão do AH da Cova da Beira.
No anúncio publicado em Diário da República, pode ler-se que estes projetos fazem parte de “um esforço contínuo para melhorar a eficiência hídrica e a gestão dos recursos” na região. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até 180 dias após a adjudicação.
As empresas interessadas devem submeter as suas propostas até 4 de setembro. A adjudicação é feita com base no valor e na qualidade técnica das propostas.