“D. Jerónimo do Barco – o bispo que presidiu à reação católica” é o nome do livro da autoria de José Joaquim Antunes cujo lançamento acontece, no dia 18 de abril de 2025, na freguesia do Barco (Covilhã).
D. Jerónimo do Barco, foi uma importante figura da vida religiosa, política e social da primeira metade do século XIX. Desconhecido no sítio onde nasceu há 250 anos, “o livro pretende apresentá-lo e contar como viveu num período especialmente tumultuoso da história nacional, tudo enquadrado num mosaico de episódios da história novecentista da Beira Baixa”, refere o autor.
“D. Jerónimo do Barco – o bispo que presidiu à reação católica”, na sequência da guerra entre liberais e absolutistas. A obra escrita por José Joaquim Antunes relata vários episódios que aconteceram em várias localidades como a Covilhã, Fundão e em Castelo Branco.
O lançamento do livro está agendado para o próximo dia 18 de abril de 2025, às 17h00, no auditório da Associação Regional de Solidariedade e Progresso Alto Zêzere (ARPAZ).