O atleta Luís Silva do Oriented Aguiar sagrou-se este domingo, Campeão Ibérico de Orientação Pedestre após três boas prestações nas etapas disputadas no fim de semana, integradas no Lynx Lands International Orienteering Meeting 2025.
Os Municípios de Penamacor e Sabugal receberam a prova de orientação (LIOM), a contar para o Campeonato Ibérico Masculino de Orientação (CIMO) nos dias 25, 26 e 27 de abril.
O nome de LIOM (Lynx Lands International Orienteering Meeting), surge este ano, em virtude da sua área geográfica estar agora em Terras de Lince, nos concelhos de Penamacor e Sabugal.
A prova foi pontuável para a Taça de Portugal e Liga Espanhola de Orientação, na qual, se realizaram em simultâneo, as etapas de sábado e domingo (Longa, Sprint e Média), onde se disputaram os títulos de Campeões Ibéricos Masculinos.
O LIOM’2025 foi organizado pelo Clube Orientação do Centro (COC) e Municípios de Penamacor e Sabugal, em colaboração com a Federação Portuguesa de Orientação e Federación Española de Orientación.
Todas as classificações estão disponíveis na página oficial da organização.
Recorde-se que a competição, até 2023, designava-se de PIOM (Penamacor Internacional Orienteering Meeting).
Em declarações ao repórter RCB, Luís Seguro, o dirigente do Clube de Orientação do Centro, refere que “a prova foi um êxito. O balanço do evento é muito positivo. Volvidos nove anos, na qual trouxemos até Penamacor “Terras do Lince”, esta prova, tem tido resultados muito interessantes. Como todos os terrenos e toda esta conjuntura regional, tem condições favoráveis, para a evolução da orientação, daí que, passados esses nove anos, estamos aqui de novo, para concluir mais um campeonato ibérico, que nos estamos a orgulhar muito, porque, os próprios participantes dizem que a prova é muito boa e competitiva, até por vias, das paisagens, na qual, acrescentam que, até parece que descobrimos o paraíso da orientação. De facto, é um orgulho para todos nós, organizar esta prova aqui, e penso que para esta região é também, uma mais valia, trazer estes eventos, pois eles, são, os transportadores dos valores destes territórios, desta natureza belíssima, deste sossego e céu azul”. Afirma Carlos Vale da organização.
Estiveram presentes na competição, 850 atletas em representação de 8 países.
Como curiosidade, o dorsal número 1 pertenceu ao edil penamacorense, António Beites.