O “Maranho Cozido do Fundão”, produzido pela empresa António Abrantes, Lda., obteve a distinção “Melhor dos Melhores” no 14º Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais Portugueses. Uma iniciativa realizada pelo CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal.
Uma tripa cozida e manualmente cheia, personalizada na atadura com carnes cortadas à mão e em pedaços pequenos. Assim se apresenta o “Maranho Cozido do Fundão”, de António Abrantes, que mereceu a distinção do “Melhor dos Melhores” ensacados tradicionais portugueses.
O prémio é atribuído pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), que este ano, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, voltou a colocar em destaque os produtos portugueses, promovendo, entre outras competições, o Concurso Nacional de Ensacados Tradicionais.
Na mesma competição, também o Bucho e o Maranho da Sertã, da Dom Casel foram premiados com medalha de ouro, bem como o Maranho da Sertã do Talho Carnes Simões.
Da mesma empresa, o Bucho da Sertã recebeu medalha de prata e o Paio do Lombo, medalha de bronze.