O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, hoje e amanhã, dias 16 e 17 de junho, celebra as Jornadas Europeias de Arqueologia que têm por objetivo a valorização do património arqueológico na Europa, na sua multiplicidade e diversidade.
A Real Fábrica de Panos está classificada como um Imóvel de Interesse Público desde 1982, com as suas estruturas arqueológicas de antigas oficinas de tinturaria desta manufactura fundada pelo Marquês de Pombal em 1764. Ali podem apreciar-se as estruturas em pedra de granito onde assentavam as caldeiras de cobre e as dornas de madeira onde eram tingidos com produtos tintureiros naturais as meadas e os tecidos de lã em várias cores. Também se destaca o funcionamento e a organização de uma tinturaria do séc. XVIII.
Os visitantes podem beneficiar de entradas livres das 10h-13h e das 14h30-18h (dias 16 e 17 de junho) e de visitas guiadas gratuitas (sexta-feira, às 11h e às 15h) a este espaço museológico de referência no âmbito da arqueologia e do património industrial.
No sábado, 17 de junho, às 17h30, na Real Fábrica Veiga, é inaugurada a exposição “Malva”, resultado de um projeto de pesquisa e criação desenvolvido pelo Siroco, coletivo artístico que atua na área da história sociocultural ligada ao têxtil.
A entrada também é livre.