O Museu da Covilhã, no próximo dia 3 de outubro, às 17h30, inicia uma nova edição da iniciativa “MC2: Movimentos Culturais Coletivos” com a professora e investigadora Maria José Ferro Tavares. A historiadora vai desmistificar alguns pormenores aliados à designada “Covilhã Judaica”.
A iniciativa desenvolve-se como uma conversa informal e um momento de partilha com a comunidade sobre o território da Covilhã. A nova edição recebe, nesta primeira sessão, aquela que é considerada a maior especialista portuguesa na história dos judeus e dos cristãos novos em Portugal para esclarecer e desmistificar diversos aspetos ligados ao que é conhecido como a “Covilhã Judaica”.
A historiadora e professora, Maria José Pimento Ferro Tavares, especialista na história dos judeus e dos cristãos novos em Portugal, descreve esta tertúlia como um “passeio imaginário entre as pedras e as pessoas”.
Maria Tavares é professora catedrática de nomeação de definitiva pela Universidade Nova de Lisboa, diretora da Unidade de Ensino à Distância e ex-Reitora da Universidade Aberta. Autora de vários livros, tem publicações editadas em Portugal, Espanha, Estados Unidos, ou Israel.
A entrada no evento do Museu da Covilhã é livre.