O Festival Y#20, organizado pela Quarta Parede, tem programado para o mês de maio, três espetáculos de música, teatro e dança que vão pisar os palcos do Teatro Municipal da Covilhã (TMC) e do Teatro das Beiras.
O primeiro espetáculo do mês acontece já no próximo dia 9 de maio, com a harpista Angélica Salvi, num concerto dirigido ao público de todas as idades e que propõe uma viagem interior, onírica e intimista no foyer do Teatro Municipal da Covilhã, às 21h30.
A peça de teatro “A Casa da Praia”, de Anabela Almeida, vai estar no dia 10 de maio no auditório do Teatro das Beiras, com uma sessão para estudantes universitários às 15h00 e outra dirigida ao público em geral às 21h30.
Trata-se de uma dramaturgia de afetos e factos históricos, entre a partilha da experiência do luto, a memória coletiva e a história de Portugal e Moçambique do tempo colonial ao pós-25 de abril.
A 18 de maio, o espetáculo de dança “O Sistema”, de Cristina Planas Leitão, convida o público para o palco do Teatro Municipal da Covilhã, e explora a solidariedade gerada no trabalho coletivo como geradora de ação e movimento.
Na sequência da performance, no dia 20 de maio, decorre mais uma sessão da Comunidade de Espetadores, desta vez online. A coreógrafa Cristina Planas Leitão vai estar à conversa com o público, numa iniciativa mediada pela escritora e jornalista Claudia Galhós.
O Festival Y está a decorrer desde abril e prolonga-se até 19 de junho, passando pela Covilhã, mas também por Castelo Branco, Belmonte e Paul.