A Banda da Covilhã dá continuidade, em 2026, ao projeto Músicao(Lar)go, uma iniciativa com impacto social desenvolvido ao longo de 2025 junto de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da região, reforçando o seu compromisso com a cultura, a inclusão e o bem-estar comunitário, anunciou associação.
Coordenado por Nuno Pinheira, professor da Academia de Música da Banda da Covilhã, o projeto Músicao(Lar)go consiste na realização de sessões musicais mensais especialmente concebidas para os utentes destas instituições.
Atualmente, o Músicao(Lar)go encontra-se implementado no Lar da Misericórdia da Covilhã e na APPACDM da Covilhã, proporcionando momentos regulares de contacto com a música, partilha e
convívio.
Em comunicado, a Banda da Covilhã explica que através da música, o Músicao(Lar)go promove o bem-estar físico, cognitivo e emocional dos participantes, estimulando a memória, a coordenação motora e a interação social, contribuindo ativamente para o combate ao isolamento.
“Assume-se como um contributo direto e gratuito para a melhoria da qualidade de vida dos utentes destas instituições, aproximando a comunidade através da música e reforçando o papel da Banda da Covilhã enquanto agente cultural e social do território”, frisa aquela associação.
O projeto integra o Programa de Desenvolvimento Cultural da Banda da Covilhã para 2026, contando com o apoio do Município da Covilhã.













