O Festival da Montanha regressa ao município de Manteigas entre os dias 27 e 29 de setembro para mais uma edição dedicada à natureza de montanha. Ao longo de três dias, estão previstas para o Parque da Várzea, mais de 50 atividades em diferentes dimensões, numa programação “ainda mais rica e diversificada”.
Com o objetivo de destacar a importância das montanhas e promover a sua preservação, o Festival da Montanha é um certame que combina desporto, lazer, bem-estar e cultura, os principais pilares da programação.
No capítulo da aventura e do desporto na natureza, o programa inclui caminhadas, trail running, BTT e eBike, cicloturismo, escalada e slackline, parapente e stand up paddle, entre outros desportos de montanha.
Nas experiências de saúde e bem-estar – “uma das marcas desta edição”, refere a organização – o festival oferece sessões de yoga, meditação e breathwork, mantras, passeios meditativos e percursos sensoriais, danças com a natureza e massagens.
Já na cultura e entretenimento, o evento conta com concertos ao pôr do sol no Palco Montanha. JAFUIPEDRO, Bruna Costa e Estrela Gomes são os nomes que vão subir ao palco. As noites são animadas por dj’s em formato “silent disco” para não perturbar a natureza.
Em parceria com o CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, o festival de montanha oferece uma seleção de filmes premiados, que abordam questões ambientais e de sustentabilidade.
Tudo isto acontece no “Campo Base”, situado no Parque da Várzea, onde estará ainda um mercado de montanha, uma feira outdoor, uma funzone e área de restauração. A entrada é gratuita.
Organizado pela Glow Creative Intelligence e município de Manteigas, em parceria com a RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO, o festival de montanha tem sido uma plataforma “para promover o turismo sustentável, com um impacto positivo na economia local”, destaca a organização.