Seis turmas de Idanha-a-Nova, Oleiros e Castelo Branco estão entre os vencedores das Olimpíadas de Educação Financeira. A competição interescolas de nível nacional desafia os alunos a responder a questões de literacia financeira, abordadas no projeto educativo “No Poupar está o ganho”.
As seis turmas da Beira Baixa destacaram-se a nível municipal, conseguindo a melhor prestação entre todas as turmas do mesmo concelho. No segundo ciclo de ensino, os vencedores foram os alunos do sexto A da Escola Padre António de Andrade, em Oleiros, e o sexto B da Escola Básica José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova. Da mesma escola saíram vencedoras as turmas do nono e do décimo A, nas categorias de terceiro ciclo e ensino secundário.
Em Castelo Branco, a Escola Secundária Amato Lusitano também tem duas turmas distinguidas. No terceiro ciclo, o nono B e no ensino secundário, o décimo CSE.
Os alunos foram convidados a participarem num questionário digital sobre temas de literacia financeira como planeamento e gestão do orçamento, sistemas e produtos financeiros e poupança, ética, direitos e deveres e ainda economia circular. Nesta competição estão envolvidas 147 turmas, mais de 3 mil alunos e 113 professores dos nove agrupamentos de escolas da região da Beira Baixa.
As Olimpíadas de Educação Financeira decorreram no âmbito do projeto “No poupar está o ganho”, desenvolvido pela Fundação Cupertino de Miranda e promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB). A iniciativa vai continuar até ao final do ano letivo, estando prevista a realização de um Concurso Final, onde as turmas participantes podem concorrer com a apresentação de um trabalho demonstrativo dos conhecimentos adquiridos, habilitando-se a ganhar vários prémios.