No âmbito do Plano Nacional de Saúde 2030, nomeadamente na dimensão da Saúde Escolar, foi realizada a atividade “Orienta o Teu Farnel, pelos Trilhos Saudáveis das Terras do Lince”, junto dos alunos da Pré-Primária e dos 1º e 2º anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS) de Penamacor, nos passados dias 16 e 17 de outubro.
De acordo com uma nota enviada pelo município penamacorense aos órgãos de comunicação social, junto das crianças do Ensino Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, e das crianças do Primeiro Ciclo, com idades compreendidas entre os seis e os dez anos, foi realizada a atividade “Orienta o teu Farnel Saudável nas Terras do Lince”,.
A atividade consistiu em brincadeiras interativas sobre alimentos saudáveis e onde se pretendeu explicar que alimentos “ajudam a crescer fortes e saudáveis” e quais devem ser consumidos com regularidade, com base a Roda dos Alimentos.
Além dessa iniciativa, foi promovida uma corrida de orientação para a avaliação da aquisição de conhecimentos, aliada à promoção do trabalho em equipa e à gestão de emoções, tendo havido, ainda, um debate sobre como nos sentimos ao comer certos alimentos, ajudando as crianças a entender a relação entre alimentação e emoções.
Finalmente, foi oferecido um pequeno-almoço equilibrado com hidratos de carbono e proteínas para fornecer energia suficiente para a corrida de orientação.
“O objetivo desta ação foi o de promover a educação alimentar saudável e a prática regular de exercício físico, utilizando as corridas de orientação como forma lúdica de avaliação da aquisição de conhecimentos”, refere a CM de Penamacor.
Esta ação foi realizada pela Unidade de Cuidados na Comunidade Terras do Lince Raia Quente da Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco, com o apoio do Município de Penamacor, do Serviço de Nutrição da mesma ULS, do Clube de Orientação do Centro (COC) e do AERS.