Música, dança e teatro são os destaques dos meses de junho e julho no Teatro Municipal da Covilhã (TMC). Teatro de Marionetas do Porto, Cara de Espelho, Orquestra Gulbenkian, ou Expresso Transatlântico são alguns dos nomes que vão subir ao palco do TMC, durante o verão de 2024.
O Teatro das Marionetas do Porto apresenta-se às famílias no dia 1 de junho, às 16h00, com o espetáculo “Como um Carrossel”. A história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem ao longo da qual muitas perguntas são lançadas, estimulando a sua relação com o mundo. Uma peça onde foram inseridos momentos em Língua Gestual Portuguesa.
No dia 8 de junho, às 21h30, o Teatro Municipal da Covilhã recebe o “supergrupo” Cara de Espelho, que resulta do encontro de alguns nomes que marcaram a música portuguesa. Pedro da Silva Martins, autor e compositor dos Deolinda, Ana Moura ou António Zambujo; Carlos Guerreiro, um dos fundadores dos Gaiteiros de Lisboa; Luís Martins, guitarrista nos Deolinda; Sérgio Nacimento, baterista de Sérgio Godinho ou Humanos; e ainda Maria Antónia Mendes, d’A Naifa, juntam-se em palco para apresentar o álbum homónimo, lançado em janeiro deste ano.
A Orquestra Gulbenkian sobe ao palco do TMC no dia 14 de junho, às 21h30, para apresentar a “Viagem Musical pela Europa”. Sob a direção do maestro Cesário Costa e com a colaboração da harpista Beatriz Cortesão, a viagem é feita pelos séculos XIX e XX, com obras raras e pouco toucadas e outras populares.
No dia 29, às 21h30, o Expresso Transatlântico estreia-se em concerto na Covilhã. Uma das “mais promissoras novas bandas portuguesas”, aponta o TMC, cujo repertório se desdobra em influências da tradição portuguesa e as sonoridades globais contemporâneas. Em palco vão estar Gaspar Varela na guitarra portuguesa, Sebastião Varela na guitarra elétrica e Rafael Matos na bateria.
Ainda durante o mês de junho, o TMC acolhe o espetáculo “Que Corpo é este que anda por aí” (6 de junho) no âmbito da 20ª edição do Festival Y, organizado pela Quarta Parede, e quatro sessões de teatro exclusivas para alunos do agrupamento de escolas Pêro da Covilhã (11 junho). No dia 21, o acolhimento é para a Gala Solidária da Liga Portuguesa Contra o Cancro – 50 anos na Covilhã.
A programação de verão continua em julho, com o espetáculo de dança de Beatriz Valentim, “O que é um problema?”, dia 6, às 21h30. Já no dia 10, à mesma hora, o TMC acolhe o evento “Academia Sénior da Covilhã ComVida: Noite Cultural”.