A biblioteca municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, recebe hoje, às 18h30, a apresentação do livro “Parar o Tempo para Ter Tempo”, de Gorete Figueira. Uma obra que reflete a forma como o tempo é vivido no mundo contemporâneo.
A autora, que fez carreira no setor financeiro antes de se dedicar ao desenvolvimento pessoal, explora nesta obra as suas próprias experiências e aprendizagens, com vista a inspirar os leitores a repensarem as suas rotinas e prioridades.
Gorete Figueira destaca que não é escritora, e que o livro surgiu como um “projeto muito especial e único”, onde escreveu “sobre um tema que nada tem a ver” com a sua formação.
“Reinventei-me através da escrita e reorientei-me através da escrita. Através da escrita, consegui navegar ou deambular pelos portais da memória sem haver qualquer limite no espaço e no tempo. O facto de eu ter decidido publicar o livro, porque não era para ser, moveu-me a minha vontade em chegar, em tocar, ajudar, inspirar outras pessoas”, revelou a autora à RCB, no programa “Porque Hoje é Domingo” do passado dia 2 de fevereiro.
“Parar o Tempo Para Ter Tempo” não é apenas um livro sobre gestão de tempo, mas um convite à introspeção.
“O tema do tempo é o dilema do mundo moderno. E, ao partilhar um bocadinho da minha história, através de alguns testemunhos, do meu testemunho e de algumas histórias que partilho, eu quero e gostaria de despertar as consciências das pessoas para aquela que é, não só o dilema do mundo moderno, como eu disse, mas a cegueira coletiva da forma como nós vivemos o tempo, como nós vivemos os nossos dias, de forma tão acelerada, tão distraída, tão desligados de nós mesmos, em modo piloto automático, muitas das vezes. E é este ritmo que vivemos os nossos dias, que nos mantém desconectados de nós mesmos, desligados, muitas das vezes, daquilo que somos e até daquilo que desejamos ser”, destaca Gorete Figueira, que trabalhou, durante mais de 20 anos, no mundo da bolsa, convertendo-se, mais tarde, para mentora de liderança e inteligência emocional.
A sua primeira obra, “Parar o Tempo Para Ter Tempo”, é hoje apresentada na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, com apresentação de Antonieta Garcia.