Termina no fim de semana de 09 e 10 de dezembro de 2023, o Campeonato Nacional Absoluto de Pentatlo Moderno e Clubes, via Olímpica, nas Caldas da Rainha, prova promovida pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno (está a festejar 74 anos), com o apoio do Município local.
A competição vai entrar na história da modalidade, já que, pela primeira vez, vai acolher a nova disciplina de Obstáculos, em vez do Hipismo. Quanto ao programa desportivo, no sábado, realiza-se a prova de Esgrima (14h), enquanto no domingo, estão marcadas as provas de Obstáculos (09h), Natação (11h) e Laser-Run (13h30). Para às 17h30 está marcada a entrega de prémios. Em simultâneo disputa-se o Troféu “Marquês do Funchal”.
O Penta Clube da Covilhã participa em todas as disciplinas. Quanto à nova modalidade da FPPM, a prática pode ser feita, para já, apenas, em Caldas da Rainha (pavilhão do Arneirense), uma vez que foi adquirido pela instituição, um Kit de Obstáculos, homologado pela UIPM, que vai ficar em permanência naquela infraestrutura e servirá para treino e competições nacionais para todos os clubes do país. Constituem este Kit, os seguintes elementos: Steps, Big Wheel, Wall 1,5m, Rings, Balance Beam, Wheels, Monkey Bars e Finish Wall, numa extensão regulamentar de 60-70m. Recorde-se que a cidade de Caldas da Rainha, vai receber de 09 a 15 de setembro de 2024, o Campeonato do Mundo Sub 17 M/F, numa modalidade (Pentatlo Moderno), que vai estar presente nas Olimpíadas de Verão, em Los Angeles(EUA)/2028, em formato competitivo, e que, naturalmente, irá incluir a nova disciplina de Obstáculos, que substitui o Hipismo.