Miguel Ramos, natural da freguesia de Vale Formoso (Covilhã), clarinetista, passou à final – nível superior do Prémio Jovens Músicos 2025.
Miguel Ramos iniciou o seu percurso musical na Banda da Covilhã, aos nove anos, escolhendo o clarinete como instrumento. “Desde cedo demonstrou grande vontade de evoluir, aliando o talento ao estudo diário e à persistência em alcançar os seus objetivos, com um empenho único”, refere a Banda da Covilhã em comunicado.
Prosseguiu os seus estudos na EPABI, na classe do professor Bruno Silva; frequentou o curso superior na ESMAE (Porto), na classe do docente Nuno Pinto; e concluiu este ano o mestrado no Conservatório de Haia (Países Baixos) na classe da professora Annelien van Wauwe.
O Prémio Jovens Músicos é um dos mais prestigiados concursos a nível nacional, promovido pela RTP através da Antena 2, e este ano cumpre a sua 38.ª edição. O prémio tem como principal objetivo a descoberta de novos talentos e a promoção de jovens intérpretes portugueses no domínio da música erudita.
Miguel Ramos conseguiu estar nas finais que decorrem, entre os dias 7 e 11 de julho de 2025, no Teatro José Lúcio da Silva e no Teatro Miguel Franco, numa coprodução com o Município de Leiria.
Sempre que pode, Miguel Ramos veste a farda e junta-se à sua família Banda da Covilhã. A associação manifesta o seu orgulho por este feito e deseja ao jovem músico “os maiores sucessos, boa sorte na Final! YES!, assim como no seu futuro artístico”, conclui.
