Os Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) foi uma das associações humanitárias de soldados da paz que o Presidente da República condecorou, em cerimónia no Palácio de Belém.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, homenageou seis Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), que celebraram ou celebram 150 e 125 anos de vida ao serviço das comunidades, em 2024 e 2025.
Foram impostas as insígnias nos estandartes da das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Covilhã, Marinha Grande, Monção, Alhandra, Ribeira Grande e a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Porto.
Em 2025, os BVC assinalam 150 anos de existência e na última assembleia geral da associação o presidente da direção expressou o desejo da corporação poder receber o estandarte nacional. Joaquim Matias adiantou à RCB que o Presidente da República tinha enviado o processo para o Primeiro-Ministro que já tinha despachado para a Ministra da Administração Interna.
“Se recebermos o estandarte nacional ficaremos muito felizes, mas se não acontecer continuaremos a nossã missão de salvar vidas”, disse o presidente da direção dos BVC.
Para assinalar a data, a corporação covilhanense vai realizar um conjunto de iniciativas estando a primeira marcada para o dia 8 de março de 2025 dedicada às mulheres.
Fotos: créditos Rui Ochoa / Presidência da República