O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), membro de pleno direito da UNITA – Universitas Montium desde 2023, recebe, uma vez mais, no seu campus uma reunião com os parceiros europeus. Para além do IPG e da UBI, a UNITA é composta por universidades de Espanha, França, Itália, Roménia, Suíça e Ucrânia, que têm em comum a localização em zonas transfronteiriças e de montanha.
O Instituto Politécnico da Guarda recebe hoje e amanhã, dias 28 e 29 de outubro, uma reunião das equipas de trabalho sobre o desenvolvimento das comunidades UNITA.
De acordo com o IPG, o grande objetivo é consolidar uma comunidade inclusiva, multilingue e europeia, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento de carreiras, incentivando a intercompreensão, criando redes de cooperação entre docentes, investigadores e inovadores, reforçando mobilidade de estudantes e staff, fortalecendo a cidadania e identidade europeia, em particular nas comunidades rurais e transfronteiriças.
Com o título “UNITA Work Package 2 Staff Week and Annual Meeting”, esta reunião de universidades dos seis países, da qual o Politécnico da Guarda é anfitrião, definirá modalidades de cooperação, de investigação científica e de transmissão de conhecimento.
“O IPG tem a honra de co-liderar várias tarefas neste pacote, especialmente nas áreas da política linguística e da intercompreensão, da criação de comunidades de educação e investigação, e da promoção da cidadania europeia”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. “Estes objetivos refletem o compromisso do IPG com o território e com os valores de uma Europa solidária, aberta e sustentável”, sublinha.














