Na madrugada de sábado para domingo, dia 30 de março, os relógios em Portugal vão adiantar uma hora com a entrada no horário de verão. Às 01h00 da manhã, passam a ser 02h00 no território continental.
A mudança da hora é uma medida com origem no século XX, para aproveitar melhor a luz natural e reduzir o consumo de energia.
Atualmente, a União Europeia regula este ajuste, que acontece duas vezes por ano: no último domingo de março, quando os relógios adiantam uma hora para o horário de verão; e no último domingo de outubro, quando atrasam uma hora para o horário de inverno.
Nos últimos anos, tem-se debatido a possibilidade de acabar com esta mudança sazonal. Em 2019, o Parlamento Europeu aprovou a ideia de abolir os ajustes, deixando a decisão final para cada país. No entanto, a implementação da medida ficou suspensa e ainda não há data prevista para a sua concretização.
Por agora, Portugal continuará a ajustar os relógios duas vezes por ano, mantendo o sistema de horário de verão e inverno.