O Teatro Municipal da Covilhã (TMC) acolhe a exposição fotográfica “Retratos Contados de Ruy de Carvalho”. A mostra abre ao pública esta quarta-feira, 27 de março, data em que se assinala o Dia Mundial do Teatro.
Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, o município covilhanense refere que “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” é uma exposição que presta homenagem ao ator Ruy de Carvalho, que vai estar patente no Teatro Municipal da Covilhã, até 20 de abril de 2024, cidade com a qual o artista tem uma ligação afetiva e que vai recebê-lo para uma tertúlia e para uma visita guiada pelo próprio a esta mostra.
Ruy de Carvalho, 97 anos, feitos no passado dia 1 de março, foi galardoado, a 20 de setembro de 2002, pelo Município da Covilhã, com a Medalha de Mérito Municipal, Categoria Prata, em reconhecimento pela sua atividade artística ao serviço a cultura, afirmou, recentemente, ao semanário “Sol”: “a Covilhã está no meu coração”, já que foi ali que deu o primeiro passo no teatro, pisando o palco pela primeira vez, há praticamente 90 anos.
O próximo dia 20 de abril de 2024, pelas 15:00 horas, no Teatro Municipal, constitui-se como uma oportunidade para ouvir o ator que se desloca à Covilhã para participar numa tertúlia “onde irá partilhar experiências e abordar aquilo que designa como “Envelhecimento Ativo”, já que continua a afirmar que, dentro de si, continua a existir um menino aventureiro de 18 anos”, destaca a CMC.
Durante esse dia, vai também ter lugar uma visita guiada à exposição pelo próprio Ruy de Carvalho.
Com curadoria de Nélson Mateus, a exposição fotográfica “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” faz uma retrospetiva dos 80 anos de carreira do ator, composta por uma seleção de imagens pertencentes ao seu arquivo pessoal, entre outros arquivos públicos e privados. Fotografias que vão da sua infância até às imagens mais recentes captadas pela fotógrafa Sandra Ventura.
Entre os vários elementos expostos, destaque para um conjunto de fotografias de autoria de António Homem Cardoso e o texto final da exposição de autoria da escritora Alice Vieira. “A vida deve ser um ato de amor e de entrega!” é um dos lemas de vida de Ruy de Carvalho.
“E esta exposição é um pouco do muito que Ruy de Carvalho fez ao longo da vida”, conclui a autarquia